Alpiste é rico em hidrato de carbono, proteínas, vitaminas B e E.
O alpiste passou por profunda pesquisa na Universidade Nacional do México em função do alto valor protéico e dos seus aminoácidos estáveis que podem circular seguros e indestrutíveis pelo organismo.
A gramínea é originária do Mediterrâneo e comercializada em todo mundo apenas como alimento para pássaros domésticos.
O resultado da pesquisa revelou que o alpiste tem a capacidade de recarregar e curar o organismo humano.
Segundo os dados da universidade mexicana, as enzimas do leite de alpiste desinflamam nossos órgãos, em especial o fígado, os rins e o pâncreas.
Elas acabam com a diabetes em semanas, curam a cirrose e o fígado porque conseguem aumentar o número dos hepatócitos.
Os rins ao serem recarregados com as enzimas do alpiste passam por uma saudável diurese que elimina o excesso de líquidos do corpo.
Também reduz a hipertensão e, por possuir a enzima lipase que dissolve rapidamente depósitos de gordura das veias e artérias, é grande remédio contra obesidade e restaurador da tonicidade muscular.
Este leite de enzimas reduz taxas altas de colesterol e previne o afunilamento das artérias.
Como é diurético funciona em casos de cistites, abundância de substâncias nitrogenadas no sangue, ácido úrico, gota, hipertensão arterial, edemas, sobrepeso acompanhado de retenção de líquidos, gastrites e úlcera do estômago.
O leite de enzimas do alpiste também reduz problemas relacionados à urina, pedras nos rins e bexiga.
Por ser emoliente relaxa e abranda as partes inflamadas, além de refrescante, se usado externamente em eczemas.
Consumir leite de alpiste é uma injeção de saúde e uma forte vacina contra diabetes ou qualquer outra enfermidade que ocorra por altos índices de acidez sanguínea.
Portanto, é importante consumir pelo menos dois ou três copos do leite de alpiste para assegurar uma figura delgada e saudável, obviamente acompanhada por uma mente sã e leve.
Preparo do leite de enzimas
Durante toda noite, deixe de molho cinco colheres de alpiste.
Pela manhã, descarte a água em que as cinco colheres de alpiste ficaram de molho e, com um litro de água nova e limpa, bata o conteúdo no liquidificador.
O resultado será um leite espumoso de sabor suave que deverá ser ingerido em jejum ou com alimentos SEM açúcar; ingerir também, antes de dormir.
O ideal é beber, pelos menos, dois a três copos no dia.
Nunca adicione frutas ou açúcar ao leite das enzimas.
Açúcar refinado é um veneno que destrói as enzimas e os benefícios de qualquer alimento.
Nada sobrevive ao açúcar refinado. A acidez mata as enzimas.
Mais explicadinho:
Primeiro passo:
deixar o alpiste de molho por 8 a 12 horas aproximadamente, eu deixo durante a noite e faço pela manhã, para tomar logo um copo em jejum e guardo o resto na geladeira para a hora de dormir)
Segundo passo:
retirar a água do alpiste e jogá-la fora no ralo da pia.
Bater esse alpiste que já está limpo e hidratado primeiramente com 1 copo de água filtrada para tornar mais fácil a moagem do mesmo.
Terceiro passo:
acrescentar o restante de 1 litro de água e bater por uns 5 minutos.
Desligar o liquidificador e passar primeiramente esse leite por um coador - um pedaço de tecido fino, que você colocará na boca de uma vasilha, pode ser pano de fralda de bebê – de pano, claro - limpinha, ou aqueles antigos coadores de café.
Quarto passo:
jogue fora o bagaço que sobrou.
Pegue o leite coado e passe novamente pelo coador até não apresentar resíduos... e se precisar terá que apertar o saco para sair todo o leite.
Ultimo passo:
Guarde na geladeira e tome 1 copo de manhã em jejum e um copo à noite antes de dormir.E não esqueça: se for guardar de um dia para o outro, coloque na geladeira, nunca além de 24h, pois pode azedar...
Não conhecia esta versão. Vejam só...
Alpiste (Phalaris canariensis) pertence à família Poaceae e gênero Phalaris. Morfologicamente apresentam folhas longas e finas, normalmente são herbáceas silvestres e suas hastes são ocas. Normalmente são utilizadas as sementes, porém podem ser utilizados os frutos também.
Para humanos a indicação mais comum do alpiste é para terapia de diurese, sempre recomendada e acompanha por um especialista. Mas também são indicadas para quem precisa ou quer emagrecer, sempre associada a uma dieta balanceada. É um grão muito rico em fibras, o que facilita o trânsito intestinal e auxilia o organismo na eliminação de toxinas ingeridas e absorvidas durante as refeições. Suas propriedades antiinflamatórias, regeneradoras de algumas funções hepáticas e pancreáticas ainda são objetos de constantes estudos e aprimoramentos de informações.
É também indicado para quem tem diabetes, pois suas propriedades também incluem aliviar ou sanar edemas e tratar a retenção de líquidos. Alguns estudos ainda trazem informações de que o alpiste pode ajudar no controle da pressão arterial, da acne, reduz o risco de desenvolver cancro e ainda promove eleva ocrescimento de unhas e cabelos. Há muitas maneiras de se ingerir este grão: em forma de chá, ou incrementando uma massa de pão com seus grãos, ou ainda depositar os grãos em uma salada, ou fazer uma espécie de farinha de alpiste e utilizá-la em sucos, sopas ou onde desejar.